30/07/2024 - Intensa programação musical gratuita irá aquecer o inverno na cidade de 1º a 4 de agosto Berço do Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto –
Tudo é Jazz, a cidade patrimônio mundial da humanidade vai respirar música pela 22ª vez no período de 01 a 04 de agosto (quinta a domingo), quando uma intensa programação de shows tomará conta da Praça Tiradentes, Largo do Rosário, Teatro da Ópera e Cabaré do Fraga, além dos cortejos que circularão pelas ladeiras ouro-pretanas.
Apresentado pela Gerdau e patrocinado pela Cemig, Brasilcap e Farid Supermercados, o festival, que desde após a pandemia extrapolou suas fronteiras e chegou a cidades como Belo Horizonte, Congonhas, Ouro Branco e Itabirito, traz também exposição com obras que retratam os geniais Ray Charles e Pixinguinha, homenageados dessa edição, na Casa de Gonzaga.
De acordo com o diretor do Tudo é Jazz, Rud Carvalho, o objetivo da expansão do festival é o de democratizar esse gênero musical. E, para alcançá-lo, mescla o jazz a outros estilos de músicas mais elaboradas que atraem novos públicos. “O festival promove o intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo e, com o passar dos anos, veio agregando uma pluralidade sonora, sempre com o jazz como fio condutor”, ratifica.
EXPOSIÇÃO - A cada edição, o Tudo é Jazz é ilustrado com uma exposição artística e, este ano, trará desenhos e rabiscos de autoria do artista e estilista Ronaldo Fraga, retratando os homenageados, que poderá ser visitada de 01 a 18 de agosto, na Casa de Gonzaga. “Todas as minhas criações partem do caderno de desenho. Sou um ser analógico. Amo essa coisa do rabisco e do desenho.
Desde o primeiro momento que foi proposto e aceito pela direção do Tudo é Jazz que o encontro deste ano fosse entre esses dois gênios da música internacional e brasileira, eu comecei a rabiscar e a desenhar os dois sem compromisso algum. O resultado dessa catarse estará na exposição”, comenta o artista, responsável também pela direção artística do festival, assinando a identidade visual das peças gráficas e a cenografia da exposição itinerante e dos palcos por onde o evento passa. Neste ano, a curadoria do Tudo é Jazz é do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo e a direção geral do produtor cultural, Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação. Em Ouro Preto, o Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz é realizado com patrocínio da Gerdau e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Possui também patrocínio da Brasilcap e do Farid Supermercados, pela Lei Rouanet.
SOBRE O TUDO É JAZZ - O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz é um evento artístico-cultural de música que, até a pandemia, acontecia anualmente, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Desde 2022, quando completou 20 anos, expandiu sua programação para Belo Horizonte e outros municípios do interior mineiro. Neste ano de 2024, serão contempladas as cidades de Congonhas, Ouro Branco, Itabirito, além de Ouro Preto e a capital do Estado. O Festival promove intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo e já trouxe para o Brasil mais de 1.600 músicos que se apresentaram em teatros, praças públicas, cortejos, workshops e pocket shows. O Tudo é Jazz reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo. O urbano, o clássico e o contemporâneo se encontram neste espaço marcado pela pluralidade sonora onde o jazz é o fio condutor.
Mais informações no site: www.tudoejazz.com Instagram: @tudoejazz SERVIÇO: FESTIVAL
TUDO É JAZZ Exposição “Ray Pixinguinha” – de 01 a 18 de agosto Local: Casa de Gonzaga Horário: dia 01/08 das 20h às 22 horas e de 02 a 18/08, das 10 às 18 horas Entrada gratuita.
Programação musical (gratuita)
01/08 (Quinta-feira) 19h30: na Casa de Gonzaga – Marcelo Teixeira 20 horas: na Casa de Gonzaga – Novo Trio (Marcelo Teixeira, Robert Clay e George Paiva)
02/08 (Sexta-feira) 12h30: no restaurante O Passo – Diovane Inácio COM VIDA Celso Alves e Tiago Couto 18 horas: no Teatro da Ópera – Doug Stone e Marcelo Magalhães Pinto 19 horas: na Praça Tiradentes – SambaPretoChoroJazZ 20h30: na Praça Tiradentes - Vanessa Moreno 22 horas: na Praça Tiradentes - Lenine 00 hora: Cabaré do Fraga – Patrick Tor4 01 hora: Cabaré do Fraga – Livia e Fred 02h15: Cabaré do Fraga – Léo & Fla 03/08 (Sábado) 12h30: no restaurante Bené da Flauta – João Vianna Live Performance 13 horas: Cortejo do Bloco Magnólia com saída na frente do cinema e chegada no Largo do Rosário 15 horas: no Palco Largo do Rosário – Gustavo Figueiredo Trio convida Gabriel Grossi com Adriano Campagnani e André Limão Queiroz 16h30: no Palco Largo do Rosário – Eduardo Cubano Trio Latin Jazz ( com Hanser Ferrer e Gustavo Martines) 18 horas: no Teatro da Ópera – Cleber Alves Quarteto 19 horas: no Palco Tiradentes – Juventino Dias Sexteto 20h30: no Palco Tiradentes – Fernando Rosa 22 horas: no Palco Tiradentes – Tributo Ray Charles Forever com Paula Lima, Hugo Rafael e Daniel Lima 00 hora: Cabaré do Fraga – Patrick Tor4 02 horas: Cabaré do Fraga – Jhê - a Libidinosa 04/08 (Domingo) 12 horas: no Teatro da Ópera – Lívia & Fred 12h30: no restaurante O Passo – Duo Pererê e Regali 13h30: Cortejo Cultural Tudo é Jazz com Barroco Jazz, Estúdio ID Investiga Dança e Trupe Brasêro Produções com saída na Praça Tiradentes e chegada no Largo do Rosário 15 horas: no Palco Largo do Rosário – Mike Del Ferro convida Márcio Bahia e Bruno Velloz 16h30: no Palco Largo do Rosário – Toca de Tatu convida Sérgio Santos e Nailor Proveta: Tributo a Pixinguinha
|